domingo, 18 de agosto de 2013

O PROFESSOR DE AEE NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL E NA ESCOLA.

                                                    
            
                           O atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas" (SEESP/MEC, 2008).

                        

                    O professor  de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Sala de Recurso Multifuncional (SRM) e na Escola deve desempenhar um papel de  facilitador na inclusão do aluno com deficiência não apenas na sala de aula,  com o professor e os demais  colegas, mas com toda a comunidade escolar,  direção, equipe pedagógica, pessoal de apoio ( porteiro, zelador(a), merendeira, etc.), e as  outras famílias.
                      Na SRM, o professor de AEE buscará situações que explorem as capacidades dos alunos com deficiência e  minimizem suas dificuldades no dia-a-dia escolar, tais como a sua socialização e sua autonomia e também na realização das atividades propostas pela professora da sala comum, respeitando suas limitações e estimulando suas potencialidades.
                        Para que esse trabalho do AEE seja efetivo é necessário que o professor conheça o aluno, e a melhor forma para isso é a realização do estudo de caso do aluno, pois através dessa  ferramenta se tem acesso a historia de vida dele desde antes de seu nascimento, sua historia em casa e na família, na escola, suas preferências, em suma se fará um retrato do aluno.
                         Com o estudo de Caso do aluno em mãos o professor de AEE, poderá realizar seu plano de atendimento individualizado, já que no AEE esse planejamento deve ser feito para cada aluno levando em conta suas especificidades, nele o professor poderá elaborar um roteiro com as atividades a que se propõe realizar com o aluno na Sala de Recurso Multifuncional.    



                                 Se uma criança não pode aprender da maneira como é  ensinada, é melhor ensina-la da maneira que ela pode aprender.(  Marion Welchmann )                                                                                                                                                            
                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário