Tecnologia assistiva e comunicação alternativa
A área da tecnologia assistiva que se destina especificamente à ampliação de habilidades de comunicação é denominada de Comunicação Alternativa (CA). A comunicação alternativa destina-se a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever.
A CA pode acontecer sem auxílios externos e, neste caso, ela valoriza a expressão do sujeito, a partir de outros canais de comunicação diferentes da fala: gestos, sons, expressões faciais e corporais podem ser utilizados e identificados socialmente para manifestar desejos, necessidades, opiniões, posicionamentos, tais como: sim, não, olá, tchau, banheiro, estou bem, sinto dor, quero (determinada coisa para a qual estou apontando), estou com fome e outros conteúdos de comunicação necessários no cotidiano.
Com o objetivo de ampliar ainda mais o repertório comunicativo que envolve habilidades de expressão e compreensão, são organizados e construídos auxílios externos como cartões de comunicação, pranchas de comunicação, pranchas alfabéticas e de palavras, o PECS.
Vejamos aqui alguns desses recursos de baixa tecnologia que auxiliam na aquisição da comunicação das crianças com TEA/TGD
PECS- Picture Exchange Communication System (Comunicação usando trocas de fotos)
A comunicação é uma das muitas áreas afetadas pelo autismo e o PECS é um processo auxiliar no desenvolvimento da linguagem e propõe-se a implementar um "caminho" de comunicação entre o autista e o meio que o cerca. Algumas crianças autistas desenvolvem a chamada linguagem tradicional, entretanto, outras talvez nunca falem, mas poderão utilizar um instrumento preciso para se relacionarem ("falar") com o mundo e expressarem seus anseios e desejos.
O PECS é esse instrumento fundamental para assessorar e compreender a rotina do autista. Criado há mais de 12 anos pelo Delaware Autistic Program, esse método baseia-se no ABA (Applied Behavior Analysis) e ensina o autista a trocar uma foto por algo que deseja.
A vantagem do PECS é a sua simplicidade e racionalidade em proporcionar uma resposta primária por parte do autista, ou seja, ele escolhe a foto (visual) do PECS que demonstra o que quer estabelecendo a comunicação com os outros e, em muitos casos, promovendo o desenvolvimento da fala. Vale ressaltar que a primeira "língua" da maioria dos autistas é a visual.
O PECS deve ser usado por pessoas com dificuldades na linguagem falada, como por exemplo pessoas com autismo (Pedrosa, 2006), e pretende desenvolver a independência e a espontaneidade da comunicação (Soares, 2006).
PECS PARTES DO CORPO
PECS SEQUÊNCIA PARA USO DO BANHEIRO
PECS ATIVIDADES DIÁRIAS
Características da simbologia PECS:
• Desenhos simples e claros, de fácil reconhecimento;
• Adequados para usuários de qualquer idade;
• Estão divididos em seis categorias de palavras: social, pessoas, verbos, descritivo, substantivos e miscelânea;
• Facilmente combináveis com outros sistemas de símbolos, figuras e fotos para a criação de recursos de comunicação individualizados;
• Extremamente úteis numa grande variedade de atividades e lições.• Disponíveis através dos softwares Boardmaker e Escrevendo com Símbolos.
Como utilizar o PECS:
O PECS começa ensinando o aluno a trocar uma figura por um item desejado
com o “professor”, que imediatamente satisfaz seu pedido. O protocolo de
treinamento é baseado no livro de B.F. Skinner, Verbal Behavior (Comportamento
Verbal) em que comportamentos verbais funcionais são sistematicamente ensinados
usando estratégias de estímulo e reforço que levarão a uma comunicação verbal
independente. Dicas verbais não são utilizadas, o que contribui para um início
imediato e evita a dependência de dicas. O ensino continua com a discriminação
de símbolos e como colocá-los juntos numa frase simples. Nas Fases mais
avançadas, os indivíduos são ensinados a comentar e responder perguntas
diretas.
Faixa etária:
Muitas crianças que estão na fase pré-escolar e utilizam o PECS
começaram a desenvolver a fala o sistema também tem sido bem sucedido com adolescentes e adultos que têm um
amplo comprometimento comunicativo, cognitivo e físico.
Pranchas de comunicação
As
pranchas de comunicação podem ser construídas utilizando-se objetos ou
símbolos, letras, sílabas, palavras, frases ou números. As pranchas são
personalizadas e devem considerar as possibilidades cognitivas, visuais e
motoras de seu usuário.
Essas pranchas podem estar soltas ou
agrupadas em álbuns ou cadernos. O indivíduo vai olhar, apontar ou ter a
informação apontada pelo parceiro de comunicação dependendo de sua condição
motora.
Prancha de comunicação com fotos símbolos ou figura |
Descrição de imagem:
- Uma pasta do tipo arquivo, contendo várias páginas de sacos plásticos transparentes está sobre o colo de um usuário de CA. Cada página representa uma prancha de comunicação temática e na imagem visualiza-se a prancha com o tema "animais".
Prancha de comunicação alfabética |
- Sobre uma mesa está uma pasta de comunicação e nela, há uma prancha que contém as letras do alfabeto e os números. O usuário está apontando o dedo indicador na letra "X".
Cartões de comunicação
TECNOLOGIA ASSISTIVA
"Para as pessoas, a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiência, torna as coisas possíveis".
Mary Pat Radabaugh
Ana Caúdia,muito boa sua pesquisa,me identifico bastante com as pranchas de comunicação,além de serem fáceis de confeccionar,podemos utilizar imagens do dia-a dia e conforme as necessidades e possibilidades do aluno.Parabéns!
ResponderExcluirObrigada Mabel.
ExcluirOlá Ana Claudia!
ResponderExcluirSenti falta em seu blog de alguns dados, como por exemplo, a idade do/a estudante e a indicação das intervenções do/a professor/a do AEE.
Abraços fraternais,
Waldenice