sexta-feira, 14 de junho de 2013

AEE_ Analise de Pesquisa
Ana Cláudia de Melo Lima Castro        



               O que observamos é que nos últimos anos a inclusão das pessoas com deficiências teve uma crescimento visível, como se pode observar pelo censo do INEP de 2012, temos um percentual de 91% de alunos incluídos nas classe  regulares de ensino da rede pública contra apenas 9% nas classes especiais e Escolas Exclusivas( educacenso - Censo da Educação Básica 2012- dezembro 2012) .
                         Decreto Nº. 7611 de 17 de novembro de 2011, diz que é  dever do Estado garantir o sistema educacional inclusivo em todos os níveis e sem exclusões, bem como o atendimento Educacional Especializado para o público-alvo da educação especial, alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, para que sejam “eliminadas as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização” desses estudantes, mas o que na está nossa realidade é bem diferente, realmente está se fazendo a inclusão, mas não está se dando o apoio necessário aos profissionais que lidam com esses alunos diariamente nas escolas, nem os professores da sala regular, nem os de AEE, as sala de recurso são insuficientes para o quantitativo de alunos existentes, os materiais idem, muitas vezes para que o trabalho seja realizado minimamente  é preciso que os professores do AEE comprem seus materiais, não que nós não devamos ter nossos  matérias, mas não para esses materiais muitas vezes sejam os únicos que se tenham para trabalhar, pois é o que vemos na grande maioria dos casos, digo por experiência própria, a maior parte dos materiais com que trabalhos foram adquiridos por mim. E essa é realidade de outras escolas do meu município, pois alem de termos um números insuficientes de SRM, as que temos não está bem equipada, precisamos de muitos materiais  e até mesmo mobiliários. O AEE está no PPP da escola, mas os investimentos ainda deixam muito a desejar. É uma prática nossa realizar entrevistas com os pais  dos alunos e realizar formações com os  professores das salas regulares, durantes as aulas atividades, com a intenção de apoiar e esclarecer as dúvidas que esses professores possam ter   quanto aos trabalhos realizados na SRM. Ainda estamos engatinhando mas tenho certeza que as sementes estão sendo plantadas e que os frutos virão.                    

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