sexta-feira, 14 de junho de 2013

AEE_Enquetes x Pesquisas
Cursista: Ana Claudia de Melo Lima Castro
 
Recife, 14/06/2013



                      Vou  tentar analisar um pouco as diferenças entre a escola especial, a escola comum e a escola inclusiva. Nós aprendemos que escola especial é aquela se dedica a dar o atendimento as pessoas com deficiências, e recebem apenas aquele público alvo, as pessoas com deficiência, a escola comum seria aquela que receberia também um determinado público alvo, o das pessoas que não tem deficiências ou aquelas a que chamamos de “normais”, já escola inclusiva não faz distinção entre o seu público alvo, é aquela que recebe e acolhe sem diferenças todos os alunos sejam eles com deficiência ou não, e é essa “Escola” a ideal, mesmo sabendo que ainda estamos longe de alcançar uma inclusão de qualidade, mas estamos em busca de melhorias, ainda existem alguns paises que se faz uma educação exclusiva, o que não é o caso do Brasil   que tem uma Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e que inclui outros tipos de alunos, além dos que apresentam deficiências. Para essa prática inclusiva temos o AEE, que deve ser oferecido aos alunos com deficiencias transtornos e altas habilidades/superdotação.
                                No meu município (Paulista) ainda estamos engatinhando na implantação das SRM, mas observei que em relação a outros municípios da minha turma 31a     não estamos  tão defasados o quanto pensávamos, com relação a alguns recursos utilizados, pois são municípios do mesmo porte, mas também observei  que  em outros como por exemplo Abreu e Lima é visível que a quantidade de recurso utilizados e bem maior, do mesmo modo quanto ao  número de salas, pois nós estamos com déficit com relação a quantidade  de SRM.  Com as turmas de outros estados  pude ver que em Nerópolis no estado de Goiás (t01a) não tem nenhuma SRM, em Fortaleza (T19a)  são 121 SRM, me chamou atenção Salvador(T27a) com 95 salas contempladas e estão funcionando apenas 30 salas, se formos observar há disparidade muito grande quanto ao numero de SRM  nesses municípios. Porém um ponto comum a todas as pesquisas, que é o número insuficiente de SRM, para a realização do Atendimento educacional especializado. Isso é uma  semelhança que pude observar em todos, o desejo e a necessidade de mais salas.

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